Adicionar Google Analytics com o Google Tag Manager

Adicionar Google Analytics com o Google Tag Manager

Antes de começar, lembre-se de ter criado uma conta no Google Analytics. Você pode criar sua conta gratuita aqui: https://analytics.google.com/analytics/web

Dentro do Google Analytics será necessário obter um Código de avaliação e este será utilizado na integração com o seu e-commerce. Para isso, acesse o menu Administrador e na coluna Propriedades selecione a opção Fluxo de dados. Se nenhum fluxo foi definido ainda, clique no botão Adicionar fluxo, tipo Web, e preencha o link do seu e-commerce selecionando a opção https://. Clique em Criar fluxo para concluir.

Com um fluxo criado o Google Analytics fornece o código de avaliação, como na imagem abaixo. Copie este código.

ga_0.png

 

Integre a ferramenta pelo Google Tag Manager

Com a conta no Google Analytics configurada, acesse a tela principal do Tag Manager e clique em Adicionar uma nova tag.

gtm_5.png

  1. Na tela de configuração da tag, preencha o Nome da tag. Recomendamos que coloque um nome que remeta ao tipo de configuração que você está fazendo no momento. Neste caso poderia ser "Google Analytics".
  2. Clique sobre o primeiro bloco chamado Configuração da Tag, será aberta uma lista no lado direito com diferentes tipos de ferramentas que você pode adicionar no seu e-commerce.
  3. Selecione a opção Google Analytics: configuração do GA4.gtm_7.png
  4. Cole o Código de avaliação que você obteve pelo Google Analytics no campo ID da métrica.
  5. Em seguida clique sobre o bloco Acionamento
  6. gtm_9.png
  7. Abrindo a janela com as opções de acionamento, clique no botão "+" localizado no canto superior direito da tela.
  8. Defina um nome para o novo acionador, que pode ser "Acionador Google Analytics" por exemplo.
  9. Depois, clique sobre o bloco Configuração do acionador e você verá a tela abaixo.
  10. Marque a opção Alteração do histórico.
  11.  gtm_8.png
  12. Caso queira personalizar os lugares em que o Google Analytics vai funcionar, você pode marcar a opção Algumas alterações o histórico do acionador. Porém se quiser rastrear tudo, basta deixar como está e clicar no botão Salvar no topo da tela para cadastrar o acionador.
  13. Ao final a sua tag para integrar o Google Analytics ficará assim. Clique em Salvargtm_10.png
  14. Em seguida você será direcionado para a página principal do Google Tag Manager.
  15. Para que suas modificações façam efeito você precisará enviá-las ao seu e-commerce. Cada alteração que você fizer no Tag Manager vai gerar uma versão para você publicar. 
    Basta então clicar em Enviar no topo da tela, dar o nome que desejar para essa alteração e publicar. Pronto! gtm_6.png

Acesse o seu e-commerce e navegue entre as páginas para testar. Retornando ao Google Analytics, acesse a Visão geral em tempo real. Se este relatório começar a exibir dados significa que a sua integração foi efetuada com sucesso.

ga_1.png

Pode levar alguns segundos para que as alterações no Google Tag Manager tenham efeito no e-commerce. Considere limpar o cache do seu navegador se os dados não estiverem aparecendo.

Dica: Acesse o material de ajuda do Google Tag Manager para mais informações e outras configurações para o Google Analytics

Importante! Google Analytics e Google Tag Manager são ferramentas desenvolvidas por terceiros. Por isso a Mercos [1] não presta suporte sobre elas, apenas fornece este conteúdo como guia de configuração; [2] recomenda fortemente que o Tag Manager não seja utilizado para alterar a aparência do e-commerce, nem a posição dos elementos nas páginas; e [3] não se responsabiliza pelo mau funcionamento do seu e-commerce após a adição das tags. É importante que essa configuração seja realizada preferencialmente por um profissional especializado e ciente deste comunicado.