O cálculo de imposto pode ser feito de três maneiras diferentes no Mercos: O IPI e ST que podem ser definidos de maneiras mais simples por uma porcentagem fixa, também é possível determinar o ST com tributação diferente por estado.
Configurando os impostos:
O acesso para configurar os impostos nos planos para Representante comercial e para Indústria/distribuidora tem algumas diferenças:
- Representante comercial: no menu principal, clique em Representadas e depois, na representada na qual deseja cadastrar a tributação;
- Indústria/distribuidora: no menu principal, clique em produtos;
IPI
Na tela de produtos, basta clicar sobre o produto para abrir a tela de alteração e inserir a porcentagem de IPI no item.
ICMS-ST:
O cálculo do ICMS-ST pode ser feito com uma porcentagem fixa ou levar em conta as diferenças de tributação entre os estados brasileiros, e no Mercos é possível deixar a tributação salva, assim a alíquota adequada será apresentada no momento da venda.
Na tela de produtos, basta clicar sobre o produto para abrir a tela de alteração e inserir a porcentagem de ST fixa para o item, da mesma maneira como é feito com o IPI.
Caso você utilize o ICMS-ST diferente por estado, é necessário realizar o cadastro das regras de cálculo baseado no NCM. Segue o passo a passo para o cadastro das regras de tributação por NCM:
-
Com a tela de produtos aberta, clique em Configurações e depois em Tributações;
- Nessa área você deve configurar todas as regras de ICMS-ST da sua operação, cada regra é composta pelo NCM do produto (ou o código de grupo que você definiu, no Mercos o código NCM pode ser definido por você mesmo, não há obrigatoriedade de que seja o código NCM de fato), pela UF de destino da mercadoria, pelos valores necessários para definir a alíquota e pelos tipos de cálculo de imposto: por Margem de Valor Agregado (MVA) e por Preço Máximo de Venda ao Consumidor (PMC).
- É possível criar alíquotas diferentes para cada estado. Basta cadastrar uma nova regra para cada alíquota diferenciada. O campo NCM pode se repetir, e a variação acontece no UF e nas alíquotas;
- Se há ICMS-ST para o produto, abra o cadastro do item e no campo NCM informe o mesmo código NCM que foi cadastrado em Tributações;
Se a página para o cadastro das regras de cálculo baseado no NCM não estiver aparecendo, é necessário entrar em contato conosco para que possamos liberar uma função na sua conta que possibilita este cadastro.
Alíquotas diferentes para o mesmo estado:
Em alguns casos, um mesmo estado pode ter mais de uma tributação para o ICMS-ST, se esse for seu caso siga os seguintes passos:
- É necessário cadastrar a exceção fiscal, clique em Clientes.
- Depois em Configurações e então Exceção Fiscal
- Faça o cadastro da Exceção fiscal.
- Abra o cadastro do cliente que tem a tributação diferenciada;
- No campo Exceção Fiscal, informe o diferencial, por exemplo: simples ou isento (essa informação deve ser preenchida somente quando houver uma situação diferente da habitual na cobrança do ICMS-ST).
- Depois vá até aba de Produtos, clique em Configurações, então em Tributações;
- Defina na regra da exceção fiscal criada.