Impostos

Impostos

As regras para o cálculo de IPI e ICMS-ST configuradas no Omie podem ser integradas ao Mercos. As seções a seguir detalham os passos de como ativar estas integrações. 

AlertImportante! Somente os usuários responsáveis da conta possuem permissão para ativar as integrações.

| IPI

Para ativar a integração das regras de IPI do Omie para o Mercos, os seguintes passos precisam ser realizados:

  1. Acesse a opção Definir parâmetros da integração na listagem de integrações



  2. Marque a opção Integrar as configurações de IPI

  3. Pronto. Agora as alíquotas definidas no Omie serão preenchidas no Mercos nas sincronizações periódicas. Para que a integração funcione corretamente, certifique-se que os campos NCM e Origem da Mercadoria no Omie estejam preenchidos nos produtos. 

Alert
Importante!
Ao cadastrar o tipo de cálculo de IPI (no Omie) como alíquota por percentual, é possível definir um valor mínimo do IPI por unidade. No entanto, este valor não será analisado/importado ao Mercos. Neste tipo de cálculo o produto no Mercos irá receber apenas a informação de percentual cadastrada.

A alíquota de IPI que será integrada será de acordo com o Cenário de Impostos Padrão configurado no Omie. Para saber mais detalhes de como essa configuração deve ser feita no Omie, clique aqui.

| ICMS-ST

Para ativar a integração das regras de ICMS-ST do Omie para o Mercos, os seguintes passos precisam ser realizados:

  1.  Acesse a opção Definir parâmetros da integração na listagem de integrações



  2. Marque a opção Integrar as configurações de ICMS-ST
  3. Pronto. Agora as regras definidas no Omie serão preenchidas no Mercos nas sincronizações periódicas. Para que a integração funcione corretamente, certifique-se que:

    • Na configuração de CFOP do estado de destino está definido um CFOP compatível com substituição tributária (por exemplo: 5.401 ou 6.401);
    • Na configuração de ICMS do estado de destino a CST está configurada como 10 para o NCM do produto.
Alert
Importante! Somente as seguintes Modalidades de Base de Cálculo do ICMS-ST são integradas ao Mercos:
• Preço Tabelado ou Máximo Sugerido;
• Margem Valor Agregado (%);
• Lista Neutra;
• Pauta.

  1. As regras de ICMS-ST serão integradas de acordo com o Cenário de Impostos Padrão configurado no Omie. Para saber mais detalhes de como configurar estas regras no Omie, clique aqui.
  2. As regras de ICMS-ST são integradas no Mercos considerando que o cálculo deve ser feito de acordo com a configuração padrão da Omie, exibida na imagem abaixo. Qualquer configuração diferente implicará em divergências entre o cálculo de ICMS-ST do ERP e o do Mercos. Caso você trabalhe com o cálculo de imposto com regras diferentes do que o padrão abaixo, desative a integração de impostos e cadastre as regras manualmente no Mercos.

Para saber mais detalhes sobre as regras de cálculo por estado no Omie, clique aqui