Saldo Flex

Saldo Flex

O Saldo Flex é uma espécie de conta corrente do vendedor. Toda vez que o vendedor faz vendas com acréscimo, um valor é creditado nesta conta. De maneira semelhante, os descontos concedidos pelos vendedores são revertidos em débitos na conta corrente.

Uma das principais vantagens desse recurso é conceder autonomia para o vendedor. Isso acontece porque ele não precisa solicitar a aprovação dos descontos que necessita para o gestor - se ele tem saldo disponível na sua conta corrente pode decidir sozinho se é uma boa opção conceder ou não o desconto na negociação.

Esse recurso também pode ajudar a evitar que a rentabilidade da empresa seja comprometida pelas bonificações e descontos utilizados na negociação. Isso porque o vendedor precisa trabalhar para gerar saldo na sua conta corrente nas negociações anteriores. Só quando houver saldo é que ele poderá conceder descontos nos pedidos.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com a adoção do Saldo Flex. Se por um lado esse mecanismo dá autonomia ao vendedor e pode melhorar a lucratividade do negócio, por outro colabora para criar um cenário onde não há uma política comercial clara para os clientes. Como o preço para cada cliente é definido somente no momento da venda (e pode ser diferente a cada negociação), implantar canais digitais como o e-commerce B2B pode ser um desafio.

 

Veja também:
Como o Saldo Flex funciona no Mercos
Como aplicar o Saldo Flex no seu negócio
Como conferir o saldo do vendedor e efetuar ajustes na conta corrente
Como aplicar um acréscimo padrão em todas as vendas para que o vendedor já saia gerando Saldo Flex?
Como restringir o uso do Saldo Flex em uma família de produtos?
Como aplicar percentuais diferentes de Saldo Flex para tabelas de preço?